Meishu Sama

Quem é Meishu Sama?

É o fundador da Messiânica.

Em japonês, Meishu Sama quer dizer Senhor da Luz. Nasceu na parte mais oriental de Tóquio, capital do Japão, no bairro de Hashiba, em 23 de dezembro de 1882. Sob o ponto de vista espiritual, tanto a data quanto o local de seu nascimento estão estreitamente relacionados à missão que viria a desempenhar no decorrer de sua vida terrena como o responsável pela propagação da Luz do Oriente.

No hemisfério norte, a data de 23 de dezembro corresponde ao marco significativo segundo o qual os dias se tornam mais longos que as noites, e de que a Luz ganha terreno sobre as trevas – sinal que aponta Meishu Sama como o precursor das mudanças da Noite para o Dia e da transformação que virá a ocorrer quando, após um reinado milenar de trevas¹, a Luz de uma Nova Era despontar no horizonte.

Meishu Sama – Senhor da Luz – Fundador da Doutrina Messiânica
Meishu Sama – Senhor da Luz – Fundador da Doutrina Messiânica

Até seus 40 anos, Meishu Sama foi um homem comum que se dedicava a atividades comerciais e a estudos artísticos. Mas sempre foi alguém dotado de extraordinária inteligência, da mais profunda nobreza de caráter, de enorme senso de justiça e de grande sensibilidade artística. No período em que se dedicou ao comércio, já tinha por objetivo conseguir levantar o capital necessário à fundação de um jornal que visasse à defesa de causas sociais.

Em dezembro de 1926, Meishu Sama começou a receber de Deus as primeiras Revelações de como eliminar os infortúnios – doenças, pobreza e conflitos – que assolam o Mundo Material. E foi nesse período que ele tomou conhecimento de que fora eleito pelo próprio Criador para dar início à construção do Reino de Deus aqui na Terra.

No começo, Meishu Sama chegou até a ficar em dúvida a respeito de tantas e tão extraordinárias Revelações Divinas, porque não chegava a aceitar que ele, um simples mortal, passasse a ser o responsável pelo cumprimento de uma missão de tamanho porte. Mas, pouco a pouco, muitas ocorrências misteriosas à sua volta fizeram-no acatar a Verdade dos fatos que Deus lhe revelara. Tanto assim que, aos 45 anos de idade, Meishu Sama já havia se tornado um grande mestre religioso, tendo chegado ao grau de kenshinjitsu, quando se “atinge um grau de sabedoria tal, que a pessoa passa então a ser capaz de transcender espaço e tempo”. A partir de então, revestido de um incalculável poder, Meishu Sama foi um homem capaz de enxergar com a mais absoluta clareza o passado, o presente e o futuro da humanidade, além do fato de também lhe ter sido possível trabalhar, ao mesmo tempo, nos Mundos Material e Divino.

Foi daí que, na madrugada de 15 de junho de 1931, Meishu Sama recebeu diretamente de Deus a extraordinária Revelação de que a Era do Dia – marco inicial de uma nova civilização – já se aproximava. E junto à tal Revelação, também passou a usufruir de todo o poder que lhe possibilitaria trabalhar na construção do Reino do Céu na Terra, oferecendo aos homens os meios concretos para a criação efetiva de um mundo, cujas bases estariam calcadas em três valores fundamentais: Verdade, Virtude e Beleza.

Desde então, Meishu Sama tornou-se um manancial interminável da Luz Divina, o que O fez passar a se dedicar integralmente à salvação da humanidade – legado que outorgou a seus seguidores, ao lhes possibilitar ministrarem Johrei. Dessa forma, ainda que a vida terrena de Meishu Sama tenha chegado ao fim, em 10 de fevereiro de 1955, o Seu grande poder de canalização do Johrei não precisou ser interrompido, já que o Mestre deixou pessoas devidamente preparadas para darem continuidade ao Seu extraordinário trabalho de cura.

Outros aspectos notáveis em relação à vida de Meishu Sama dizem respeito ao que Ele profetizou. À medida que o tempo passa, suas teorias previstas há tanto tempo confirmam-se cada vez mais: a contaminação dos alimentos pelo uso de agrotóxicos e de fertilizantes químicos ou orgânicos; o aquecimento global; o aumento indiscriminado dos índices mundiais de criminalidade; a intensificação do agravamento de enfermidades já existentes; e, principalmente, o surgimento de novas e terríveis moléstias – algumas até causadas pelo próprio uso de medicamentos empregados amplamente pela medicina atual. Hoje, tal conjunto de fatos é algo incontestável e do conhecimento de todos, mas no período em que foram previstos por Meishu Sama, não havia ainda o menor indício de que viessem a se concretizar algum dia.

Em resumo, todo o extraordinário legado de Meishu Sama consiste em Sua incansável defesa da humanidade, tendo buscado todos os meios para levá-la à salvação. Para isso, valeu-se do poder da Luz do Johrei, como único meio possível de livrar nosso planeta de todos os infortúnios que o assolam.

Meishu Sama foi uma personalidade engajada no século XX e, desde o início de todos os Seus trabalhos, sempre se mostrou preocupado com os problemas político-sociais, econômicos, religiosos e culturais que afetam os mais diversos níveis dos múltiplos campos das atividades humanas. Por isso, a Messiânica não vem a ser meramente uma religião, já que está fundamentada em princípios que transcendem o campo religioso. Naturalmente que apresenta fundamentos de caráter místico, mas não se restringe apenas a aspectos dessa natureza.

Seu intento é a salvação da humanidade como um todo e, para isso, vale-se do Johrei como o meio de o homem atingir a felicidade plena. Paralelamente a esse aspecto, também tem por objetivo despertar a humanidade para o poder absoluto de Deus sobre todas as criaturas – trabalho esse nada fácil, já que a tendência dos povos “civilizados” é negligenciar a existência de Deus e enaltecer os conhecimentos científicos.

Daí haver a necessidade da manifestação de uma Força Divina superior capaz de despertar mentes e corações através de acontecimentos a que Meishu Sama denominava “milagres”. Na fé messiânica, tais ocorrências operadas pelo poder da Luz Divina são bastante comuns e, inclusive, chegam a realizar transformações inacreditáveis no dia a dia e, de forma primordial, no estado geral de saúde das pessoas.

Reverendo Minoru Nakahashi

  1. Reinado milenar de trevas corresponde ao que denominamos “Era da Noite”.

Fotos

Ensinamentos de Meishu Sama

Sujeição total à Vontade de Deus

Kannagara tamachihaemase*. Através desta frase, fazemos uma oração especial em que prometemos cumprir a vontade de Deus, obedecendo-lhe as ordens (Kannagara); pedimos também o fortalecimento e a ampliação da nossa alma (tamatihaemase). Esse pequeno trecho é, na verdade, o resumo que traduz a essência do Amatsu Norito. Assim, em momentos de urgência ou em horas…

A transição – Dia e Noite

Sempre existiu no Universo uma diferença entre “Dia” e “Noite” não apenas vista como um fenômeno da natureza, mas também, simbolicamente. Dessa forma, então, “Dia” significa o concreto, o dinamismo, o momento das realizações, da clareza, da alegria, do trabalho; de outra parte, a ideia de “Noite” está ligada à introspecção, ao silêncio, à calma,…

Ensinamentos de Meishu Sama: Boatos

Um dia, um mamehito bastante qualificado me procurou dizendo que fulano andava espalhando boatos contra sicrano. Tinha vindo até mim para esclarecer o mal-entendido. Respondi-lhe que, naquele momento, estava empenhado na grande tarefa de salvação da humanidade. Precisava, por isso, aproveitar ao máximo o meu tempo. Pedi-lhe, então, que só me falasse de problemas relacionados…

Ensinamentos de Meishu Sama: Johrei e eliminação de conflitos

Pode-se concluir que as toxinas acumuladas no organismo são, na verdade, a causa fundamental dos diversos conflitos entre os seres humanos, especialmente aquelas que se concentram no pescoço, cabeça e ombros. Então, para acabar definitivamente com as discórdias, a única solução é expelir do organismo todas as impurezas através do Johrei. Assim, os demais problemas,…

Purificação dos ancestrais

As orações em homenagem a antepassados feitas pelos descendentes com muito makoto, a prática de virtudes e o empenho na salvação do próximo são atitudes que promovem a purificação do espírito ancestral de suas máculas e impurezas. Essas orações deixam-nos imensamente alegres. Por essa razão, essas atitudes constituem uma forma de retribuição aos pais que…

Vida após a morte

Para o ser humano, não existe problema mais aflitivo que a morte. Daí o fato de uma explanação sobre essa realidade proporcionar muita satisfação às pessoas em geral. Espiritualistas europeus já se dedicaram ao estudo da vida após a morte e publicaram várias conclusões a respeito. Eu vou falar também sobre o assunto, mas com…

Salmos

Salmos: Dádiva de Deus

Shin On Sono koro wo kaeri misureba osoroshimo yamiji tsue naku samayoishi ware. Dangai no yukute ni aru ga shirarekeri Kami no hikari ni terasarete yori. Imasara ni suginishi koto wo wasurenan waga orokasa no toga ni ariseba. Dádiva de Deus Apavorante relembrar aqueles tempos tão distantes. Escuros caminhos! Eu, perdido, sem bengala. Na minha…

Salmos: Verdade, bem e beleza

Shin Zen Bi Shin wo oshie zen wo okonai bi wo tanoshimase hito michibiku zo tengoku no michi. Shin wa michi zen wa okonai bi wa kokoro tsuchi kawan tote kokoro kudaku mo. Shin ga umu kokoro wa zen nari zen ga umu katachi wa bi nari shireyo mamehito. Verdade, Bem e Beleza O bem…

Salmos: Civilização verdadeira

Shin no Bunmei Tengoku wo konodo ni tsukuru bunmei wa Kami no mimune ni hisome tamawan. Hito no yo to iedo makoto no hito rashiki hito no marenaru yo wozo kanashimu. Hito no bunka yori hoka shiranu morobito ni Kami no bunka wo shirasu toki kinu. Civilização Verdadeira No coração de Deus ficou escondida a…

Gratidão

Kansha Hoon Tarachine no chichi haha nakuba utsushi yo ni kono mi kono tama araji tozo omou. Harakara to mutsumi au mi to nari ni keru Kami no mihikari kakaburite yori. Hito no mi no tootoki wake wa momo no on kokoro ni kizamite wasure nebanari. Gratidão Acredito que, se neste mundo pai e mãe…

Salmos: Honestidade e mentira

Shoojiki to uso Uso wo iu hito koso ito mo oroka nari ono ga shita mote ono ga kizutsuki. Shoojiki no hito hodo Kami wa medemasare kagiri naki sachi megumi tamawan. Ikanaran takara to iedo shoojiki no takara ni masaru mono wa arajina. Honestidade e mentira Mentiras falar é tornar-se, no mundo, um grande tolo,…

Salmos: Luz de Deus

Kami no Hikari Nubatama no yamiji tsuenaku ayumu yo ni nado yasukaran hikari se ni shite. Kashikoku mo Kami no hikari ni terasaru mi no osoremeya yami no nari to. Makoto naru Kami no hikari wa Su no Kami no hanachi tamaeru hikari nizo aru. Luz de Deus Contra a luz, sem bengala, como podes,…