Meishu Sama

Quem é Meishu Sama?

É o fundador da Messiânica.

Em japonês, Meishu Sama quer dizer Senhor da Luz. Nasceu na parte mais oriental de Tóquio, capital do Japão, no bairro de Hashiba, em 23 de dezembro de 1882. Sob o ponto de vista espiritual, tanto a data quanto o local de seu nascimento estão estreitamente relacionados à missão que viria a desempenhar no decorrer de sua vida terrena como o responsável pela propagação da Luz do Oriente.

No hemisfério norte, a data de 23 de dezembro corresponde ao marco significativo segundo o qual os dias se tornam mais longos que as noites, e de que a Luz ganha terreno sobre as trevas – sinal que aponta Meishu Sama como o precursor das mudanças da Noite para o Dia e da transformação que virá a ocorrer quando, após um reinado milenar de trevas¹, a Luz de uma Nova Era despontar no horizonte.

Meishu Sama – Senhor da Luz – Fundador da Doutrina Messiânica
Meishu Sama – Senhor da Luz – Fundador da Doutrina Messiânica

Até seus 40 anos, Meishu Sama foi um homem comum que se dedicava a atividades comerciais e a estudos artísticos. Mas sempre foi alguém dotado de extraordinária inteligência, da mais profunda nobreza de caráter, de enorme senso de justiça e de grande sensibilidade artística. No período em que se dedicou ao comércio, já tinha por objetivo conseguir levantar o capital necessário à fundação de um jornal que visasse à defesa de causas sociais.

Em dezembro de 1926, Meishu Sama começou a receber de Deus as primeiras Revelações de como eliminar os infortúnios – doenças, pobreza e conflitos – que assolam o Mundo Material. E foi nesse período que ele tomou conhecimento de que fora eleito pelo próprio Criador para dar início à construção do Reino de Deus aqui na Terra.

No começo, Meishu Sama chegou até a ficar em dúvida a respeito de tantas e tão extraordinárias Revelações Divinas, porque não chegava a aceitar que ele, um simples mortal, passasse a ser o responsável pelo cumprimento de uma missão de tamanho porte. Mas, pouco a pouco, muitas ocorrências misteriosas à sua volta fizeram-no acatar a Verdade dos fatos que Deus lhe revelara. Tanto assim que, aos 45 anos de idade, Meishu Sama já havia se tornado um grande mestre religioso, tendo chegado ao grau de kenshinjitsu, quando se “atinge um grau de sabedoria tal, que a pessoa passa então a ser capaz de transcender espaço e tempo”. A partir de então, revestido de um incalculável poder, Meishu Sama foi um homem capaz de enxergar com a mais absoluta clareza o passado, o presente e o futuro da humanidade, além do fato de também lhe ter sido possível trabalhar, ao mesmo tempo, nos Mundos Material e Divino.

Foi daí que, na madrugada de 15 de junho de 1931, Meishu Sama recebeu diretamente de Deus a extraordinária Revelação de que a Era do Dia – marco inicial de uma nova civilização – já se aproximava. E junto à tal Revelação, também passou a usufruir de todo o poder que lhe possibilitaria trabalhar na construção do Reino do Céu na Terra, oferecendo aos homens os meios concretos para a criação efetiva de um mundo, cujas bases estariam calcadas em três valores fundamentais: Verdade, Virtude e Beleza.

Desde então, Meishu Sama tornou-se um manancial interminável da Luz Divina, o que O fez passar a se dedicar integralmente à salvação da humanidade – legado que outorgou a seus seguidores, ao lhes possibilitar ministrarem Johrei. Dessa forma, ainda que a vida terrena de Meishu Sama tenha chegado ao fim, em 10 de fevereiro de 1955, o Seu grande poder de canalização do Johrei não precisou ser interrompido, já que o Mestre deixou pessoas devidamente preparadas para darem continuidade ao Seu extraordinário trabalho de cura.

Outros aspectos notáveis em relação à vida de Meishu Sama dizem respeito ao que Ele profetizou. À medida que o tempo passa, suas teorias previstas há tanto tempo confirmam-se cada vez mais: a contaminação dos alimentos pelo uso de agrotóxicos e de fertilizantes químicos ou orgânicos; o aquecimento global; o aumento indiscriminado dos índices mundiais de criminalidade; a intensificação do agravamento de enfermidades já existentes; e, principalmente, o surgimento de novas e terríveis moléstias – algumas até causadas pelo próprio uso de medicamentos empregados amplamente pela medicina atual. Hoje, tal conjunto de fatos é algo incontestável e do conhecimento de todos, mas no período em que foram previstos por Meishu Sama, não havia ainda o menor indício de que viessem a se concretizar algum dia.

Em resumo, todo o extraordinário legado de Meishu Sama consiste em Sua incansável defesa da humanidade, tendo buscado todos os meios para levá-la à salvação. Para isso, valeu-se do poder da Luz do Johrei, como único meio possível de livrar nosso planeta de todos os infortúnios que o assolam.

Meishu Sama foi uma personalidade engajada no século XX e, desde o início de todos os Seus trabalhos, sempre se mostrou preocupado com os problemas político-sociais, econômicos, religiosos e culturais que afetam os mais diversos níveis dos múltiplos campos das atividades humanas. Por isso, a Messiânica não vem a ser meramente uma religião, já que está fundamentada em princípios que transcendem o campo religioso. Naturalmente que apresenta fundamentos de caráter místico, mas não se restringe apenas a aspectos dessa natureza.

Seu intento é a salvação da humanidade como um todo e, para isso, vale-se do Johrei como o meio de o homem atingir a felicidade plena. Paralelamente a esse aspecto, também tem por objetivo despertar a humanidade para o poder absoluto de Deus sobre todas as criaturas – trabalho esse nada fácil, já que a tendência dos povos “civilizados” é negligenciar a existência de Deus e enaltecer os conhecimentos científicos.

Daí haver a necessidade da manifestação de uma Força Divina superior capaz de despertar mentes e corações através de acontecimentos a que Meishu Sama denominava “milagres”. Na fé messiânica, tais ocorrências operadas pelo poder da Luz Divina são bastante comuns e, inclusive, chegam a realizar transformações inacreditáveis no dia a dia e, de forma primordial, no estado geral de saúde das pessoas.

Reverendo Minoru Nakahashi

  1. Reinado milenar de trevas corresponde ao que denominamos “Era da Noite”.

Fotos

Ensinamentos de Meishu Sama

Aprimoramento através da beleza

O senso de beleza deve ser cultivado por todas as pessoas para que a família, a nação, a sociedade e o mundo recebam influências construtivas e, como resultado do embelezamento do ambiente, os homens aprimorem a sua maneira de viver. Surgirá, assim, um mundo sem tragédias ou atos abomináveis. Eis como deverá ser o Reino…

Construção do Reino do Céu e Expulsão do Mal

Para o estabelecimento do Reino do Céu neste mundo, uma condição é fundamental: a expulsão do Mal, armazenado no fundo do coração da maioria dos homens, hoje em dia. De modo geral, toda pessoa dotada de bom‑senso desaprova o Mal, chegando até a evitar qualquer contato com ele. Inclusive, sistemas éticos e morais foram criados…

Ensinamentos de Meishu Sama: Fé e liberdade

Nenhuma instituição religiosa deve, jamais, cercear o livre arbítrio de seus membros com o objetivo de defender os próprios interesses. E ameaçá-los com castigos de ordem espiritual é um ato realmente imperdoável. Vou citar um exemplo para elucidar bem essa questão. Certa vez, uma pessoa procurou-me dizendo que, há muito tempo, fazia parte de um…

Superar o ego

É bom saber: na vida, nada existe mais terrível que o ego. Portanto, para aprimorar-se espiritualmente, cada um deve superá-lo de forma definitiva. Alguns preceitos da Oomoto dizem que o ego é um inimigo terrível e até divindades têm errado por isso. Não é bom, pois, deixá-lo salientar-se. Essa colocação deixou-me bastante impressionado e levou-me…

Felicidade evidente

Acredito não existir atualmente no mundo pessoa mais feliz do que eu. Por isso, estou sem­pre agradecendo a Deus tão precioso dom. Qual a causa da minha felicidade? De fato, sou bastante diferente dos demais, pois recebi de Deus uma missão importantíssima a cujo cumprimento me dedico dia e noite. Os mamehito sabem como, através…

Sinceridade

A palavra “simpatia”, quando pronunciada, causa uma sensação agradável no coração de quem a ouve. Meditando sobre esse fato, podemos dizer que transmiti-la espontaneamente ao próximo é muito importante; proporciona ao mundo um ambiente tranquilo. Com efeito, a atmosfera simpática emanada das pessoas poderia não somente mudar o destino individual, mas também o de toda…

Salmos

Salmos: Justiça

Seigi Kami wo chikara ni makoto no tsue mote susumu mi wa yo ni osoru mono naki wo shirikeri. Ten ni hajizu chi ni osore naki hito koso wa Kami ga medemasu sekishi naruran. Kannagara Kami no mani mani susumanan maga no saegiru michi semaku to mo. Justiça Nada temerei. Avanço contando com a força…

Salmos: Sabedoria divina

Kami no Chie Jinchi nado shinchi no mae ni wa mahiruma no tomoshibi to shiru hito koso kashikoki. Hito no yo no momo no kurushimi kiwamureba muchi ga moto naru koto wo shirikeri. Nanigoto mo omoi ni makasenu utsushi yo ni tayoru wa Kami no chikara nomi nari. Sabedoria Divina Ao sensato, diante da sabedoria…

Salmos: Honestidade e mentira

Shoojiki to Uso Shoojiki no takara wa koyonaki takara nari makoto no takarazo kono takara naru. Shoojiki no hito tsukuran to ware wa ima Kami no oshie wo makubarite keri. Shoojiki no hito tsukuru ni wa mazu ono ga uso itsu wari wo sutsuru ni arikeru. Honestidade e mentira Honestidade tesouro muito precioso, sem igual!…

Salmos: A vontade de Deus

Oomi Kokoro Haru nuno ni asobu ga gotoku uratanoshi Kami no reii ni tsutsumaruru mi no. Tarachine no ko wo omougoto okuchoo wo megumau Kami no mikokoro kashikoshi. Kami no ai kokoro no soko yori shirite yori sabishisa shiranu ware to narikeru. A Vontade de Deus Envolto estou pela aura divina inteiramente. Feliz me sinto…

Salmos: Como viver

Yo ni shoshite Kannagara Kami no mani mani susumu koso uki no yo yasuku wataru michi nari. Ibukashimu nakare yo bitoyo omou koto naranu wa kokoro ni kumori aru nari. Ame tsuchi no makoto no michi wo mamoru yori hokani subenashi hito no kono yo wa. Como viver Todos que vivem de acordo com a…

Salmos: Civilização verdadeira

Shin no Bunmei Tengoku wo konodo ni tsukuru bunmei wa Kami no mimune ni hisome tamawan. Hito no yo to iedo makoto no hito rashiki hito no marenaru yo wozo kanashimu. Hito no bunka yori hoka shiranu morobito ni Kami no bunka wo shirasu toki kinu. Civilização Verdadeira No coração de Deus ficou escondida a…